Como uma Fábrica de Software pode fazer sua empresa economizar dinheiro

Como uma Fábrica de Software pode fazer sua empresa economizar dinheiro

Introdução

A transformação digital e o avanço da tecnologia obrigaram as empresas a se modernizarem para permanecerem competitivas no mercado.
Se uma companhia não acompanhar o avanço tecnológico, o risco de fechar as portas é enorme. Além disso, as organizações sabem que a tecnologia consiste em algo primordial para a redução de despesas, a diminuição de erros e o aumento da competitividade.

Por outro lado, as novas tecnologias trouxeram a possibilidade de automatizar e medir praticamente todos os dados e processos dentro das empresas. Grande parte das atividades são realizadas pelo computador. Isso sem falar dos empreendimentos que já nascem 100% digitais, como os desenvolvedores de aplicativos, sites e plataformas online.

Esse cenário trouxe um desafio para as empresas que desejam se informatizar. Elas precisam decidir como usar a tecnologia para aperfeiçoar serviços e processos com agilidade e eficiência, garantindo resultados cada vez mais expressivos e aumentando o nível de satisfação dos clientes.
Uma solução pode ser a contratação de uma fábrica de software. Se você não sabe o que isso significa, neste post, vamos mostrar o que é uma fábrica de desenvolvimento de sistemas, como ela funciona na prática e as vantagens que a sua empresa pode obter com sua contratação.

Confira!

O que é uma fábrica de software

Fábrica de software refere-se ao ramo comercial responsável pelo desenvolvimento e manutenção de sistemas de computador customizados.
Do ponto de vista prático, é o processo de criar ferramentas para automatização de processos, utilizando conceitos como a produção em larga escala e o aumento da produtividade.

De modo geral, ela é responsável por desenvolver softwares com técnicas que diminuem a presença do fator humano.

Isso não significa, no entanto, que exista uma massificação de produção e que todos os softwares sejam iguais.

A fábrica de software usa parâmetros para padronizar alguns processos básicos, permitindo a criação de um “molde” que pode ser adaptado conforme a necessidade de cada cliente.

A partir daí, a metodologia leva em consideração as necessidades e características de cada cliente para personalizar os demais processos, customizando a solução final.

Assim, a fábrica de software garante o máximo de personalização no menor tempo possível.

Vantagens de contratar uma fábrica de software para sua empresa

Em grandes empresas, o uso da digitalização na melhoria de processos internos tem maximizado a receita, aumentado a fidelização dos clientes e reduzido drasticamente os custos internos.

A informatização da empresa não é mais uma extravagância ou um custo desnecessário, e, sim, uma exigência para quem quer sobreviver no mercado.
Quem convive com problemas no controle das finanças da empresa, fluxo de caixa e estoque, emissão de notas fiscais e boletos conhece de perto as dificuldades em se manter organizado sem o auxílio da informatização.

O desenvolvimento interno de software como é atualmente praticado por algumas empresas, é lento, caro e sensível a erros. Muitas vezes produzindo projetos com um grande número de defeitos e sérios problemas de usabilidade, confiabilidade, desempenho, segurança.

Nesse contexto, contratar uma fábrica de software trará inúmeros benefícios. Veremos os principais.

Customização

Frequentemente, a empresa decide adquirir o mesmo software que é usado pela concorrência. Mas, ter um mesmo sistema utilizado pelo concorrente não é a melhor alternativa para alcançar uma posição de destaque no mercado.

A solução passa pela personalização. Cada empresa possui características e processos internos próprios, ainda que atuem no mesmo segmento de mercado.

Portanto, o mais indicado é contar com softwares personalizados que ajudem a melhorar a qualidade dos serviços dentro das necessidades específicas da empresa. A fábrica de software é desenvolvida para automatizar e otimizar os processos específicos da sua organização.

Menor custo

Uma dúvida comum que surge no momento de decidir informatizar a empresa é se vale a pena contratar profissionais para realizar este trabalho internamente ou, caso já exista uma equipe de TI, se compensa ocupá-la com mais este projeto.

A resposta passa pelos recursos disponíveis para atender esta demanda internamente, ou seja, quanto tempo e dinheiro serão necessários para o desenvolver internamento estes softwares.

Você também corre o risco de sobrecarregar sua equipe de TI e acabar prejudicando outros projetos da empresa.

Considerando que a redução de despesas é uma excelente alternativa para a sua companhia se manter forte no mercado, é necessário encontrar uma solução que demande a menor quantidade de mão de obra possível, garantindo que a entrega final esteja de acordo com as necessidades da empresa.

Em outras palavras, é preciso encontrar uma forma de otimizar a produção de softwares, o que é, exatamente, o objetivo da fábrica de software.

Com a fábrica de software o seu negócio pode contar com uma equipe mais qualificada e cortar gastos com mão de obra, o que contribui para manter a saúde financeira da empresa, além de permitir investimentos em outros setores estratégicos.

Maior produtividade

Uma fábrica de software possui foco na produtividade, otimização e automação de procedimentos. Com mais softwares sendo desenvolvidos, é possível atender a mais clientes e, com isso, aumentar a lucratividade sem necessariamente ter de aumentar os custos com mão de obra.

Ao investir em uma fábrica de software seus processos serão otimizados para fazer melhor e mais rápido, diminuindo os custos operacionais, aumentando a produtividade dos seus colaboradores e, consequentemente, os resultados finais da empresa.

O aumento da produtividade refletirá na eficiência da empresa, nas vendas, no atendimento aos clientes e, consequentemente, na expansão dos lucros e no fortalecimento da marca.

Com mais empresas utilizando fábrica de software, fazer uso dela também é uma forma de ganhar vantagem competitiva em relação às que não usam e uma forma de não ficar para trás em relação aos concorrentes que já investiram nessa tendência.

Quais são os cuidados ao escolher uma fábrica de software?

Escolher uma fábrica de software para desenvolver sistemas para a sua empresa é uma ação que exige bastante cuidado. Afinal, se trata de uma iniciativa que vai impactar diretamente na produção, na qualidade dos serviços e no relacionamento com os seus clientes.

Como escolher a melhor empresa de desenvolvimento, quando o mercado tem tantas opções? Isso pode acabar se tornando uma decisão difícil e complicada. Por isso, além do preço, aqui estão alguns fatores que devem ser avaliados:

  • atendimento ao cliente: disponibilidade da equipe para entender a demanda e também para a resolução de problemas futuros;

  • possuir um setor de planejamento e controle da produção, responsável por verificar o andamento dos projetos e o uso dos recursos humanos e materiais;

  • possuir uma unidade de produção, ou seja, uma equipe que atua no desenvolvimento dos softwares;

  • definição e cumprimento dos prazos para a entrega das demandas;

  • avaliação de outros clientes sobre os serviços realizados;

  • possuir um setor de suporte para ajudar o cliente a solucionar eventuais problemas identificados nos sistemas e aplicativos desenvolvidos

  • possuir uma área de controle de qualidade, responsável por analisar se as ferramentas estão dentro dos padrões estabelecido pelo cliente;

À medida que uma fábrica de software apresentar todos ou a maioria destes pontos, além de uma estrutura de trabalho bem definida, maiores são as chances dela ser capaz de desenvolver softwares com elevado grau de usabilidade, de maneira rápida e prática.

O que, com certeza, será um diferencial importante para a sua companhia.

Por que as empresas contratam fábricas de software?

Os motivos que levam uma organização a buscar uma fábrica de software são variados. Frequentemente, até as empresas que já possuem sistemas implantados o fazem.

Listamos aqui as principais razões pelas quais as companhias optam por esse serviço.

Otimização no sistema atual

Quando o software já não atende mais às necessidades da empresa, é preciso investir em melhorias para acompanhar o crescimento e inovação do mercado ou da própria empresa. De preferência, isso deve ser feito com o menor impacto possível na rotina da organização.

Nesse momento, é comum os gestores optarem pela contratação de uma fábrica de software. Primeiramente, o custo operacional de fazer as melhorias dentro da própria empresa seria muito mais alto. Depois, as melhorias padronizadas tendem a ser concluídas rapidamente.

Isso também evita que seja necessário um extenso período de transição, que poderia diminuir a produtividade dos colaboradores.

Quem possui sistema legado

Empresas com maior tempo de atuação tendem a ter um sistema legado. Trata-se do banco de dados essencial para a companhia, construído ao longo dos anos. Apesar de serem antigos, esses dados não podem ser perdidos, por exemplo, na mudança para um novo software.

As empresas, então, contratam uma fábrica de software para garantir que essa transição ocorra sem imprevistos. Seja por receio de perder esses dados ou para assegurar que eles ainda possam ser lidos no novo sistema. Para essas empresas, portanto, é importante contar com a garantia de uma transição segura.

Suporte e manutenção contínua do sistema

A sustentação de sistemas é outro motivo pelo qual a fábrica de software é contratada. Consiste na manutenção e atualização contínua do software da empresa, assegurando o bom funcionamento do sistema, corrigindo erros e bugs que possam surgir. Isso também ajuda a evitar falhas na segurança do programa.

A vantagem de terceirizar esse serviço é a simplificação da gestão e evitar o risco do sistema depender apenas dos colaboradores, pois, caso eles saiam da empresa, será necessário treinar novos profissionais para cuidar dessa área.

Conclusão

Atualmente, para manter sua competitividade no mercado, diversas empresas estão investindo na informatização de seus processos.

Esta ação tornou-se uma necessidade estratégica para a empresa, tornando-a mais eficiente e ágil nas suas ações, alavancando seus resultados.

Nesse cenário, investir em uma fábrica de software é uma excelente opção para otimizar processos internos, aumentar a eficiência dos colaboradores e suprir as necessidades dos clientes, facilitando a fidelização e o aumento dos lucros.

2018-08-20T20:31:08+00:00